Interestelar


Lançamento: 6 de novembro de 2014
Direção: Christopher Nolan
Gênero: Ficção científica , Drama
Duração: 2h49min
Elenco: Matthew McConaughey, Anne Hathaway, Michael Caine...

Sinopse:

Após ver a Terra consumindo boa parte de suas reservas naturais, um grupo de astronautas recebe a missão de verificar possíveis planetas para receberem a população mundial, possibilitando a continuação da espécie. Cooper (Matthew McConaughey) é chamado para liderar o grupo e aceita a missão sabendo que pode nunca mais ver os filhos. Ao lado de Brand (Anne Hathaway), Jenkins (Marlon Sanders) e Doyle (Wes Bentley), ele seguirá em busca de uma nova casa. Com o passar dos anos, sua filha Murph (Mackenzie Foy e Jessica Chastain) investirá numa própria jornada para também tentar salvar a população do planeta.



Crítica:

Chega às telonas, o primeiro filme do audacioso diretor Christopher Nolan, após a trilogia Batman. O novo trabalho em questão, trata-se de uma ficção científica que irá explodir sua cabeça, indo muito além da ciência já explorada pelo cinema até hoje.

Antes de mais nada, deixo claro que devido a complexidade da trama, não entrarei em detalhes que possa vir a prejudicar o filme de quem ainda não assistiu.


Com o roteiro do próprio Nolan, e de e seu irmão Jonathan Nolan, 'Interestelar' indaga inicialmente a ideia do aquecimento global e os danos causados à natureza, levando a crer que não haverá um futuro estável neste planeta. Sim, o filme parte desse princípio um tanto quanto batido, mas que sempre funciona para desenvolver uma relação de atenção com o público.

O filme é repleto de belas imagens, facilitando assim o desempenho da fotografia. É daqueles tipos de filmes em que precisam ser vistos no cinema, preferencialmente em IMAX!<3 Impossível não lembrar em diversos momentos do clássico de Stanley Kubrick, '2001: Uma Odisseia No Espaço'. Ahh, e não se assuste ao pensar que o roteiro é apenas para os entendidos no assunto, muito pelo contrário... Ele é capaz de deixar bem claro todas as teorias científicas, possibilitando assim compreensão do público em geral.


A idealização de como seria nossa sobrevivência em uma galáxia distante é uma proposta que vende muito bem, e a escolha dos atores mais ainda. No papel principal temos Matthew McConaughey (Ganhador do Oscar 2014 de melhor ator em 'Clube de Compras Dallas'), a queridinha de Hollywood que consegue unir talento e beleza, Anne Hathaway ('Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge') e Michael Cane que convenhamos, dispensa apresentações.

McConaughey em especial, não decepciona com uma grande atuação, dando emoção e credibilidade até mesmo nas cenas mais clichês. O roteiro possui grande carga emocional, e ele foi capaz até mesmo de me arrancar lágrimas em um ou dois momentos, mas até mesmo os mais durões conseguirão criar ao menos uma empatia pelos personagens principais, já que foram bem construídos.

A todo momento, indagações filosóficas fazem parte do roteiro, é colocado a prova questionamentos sobre a nossa necessidade de sobrevivência a qualquer custo, e nosso lugar no universo, não só como sujeito, mas também como espécie.


Christopher Nolan é mesmo um gênio contemporâneo do uso de efeitos visuais. É incrível sua habilidade estética de utilizar elementos característicos de seu próprio estilo, mas raros de serem vistos no cinema. Dessa vez ainda funcionou!
Preciso citar também a ótima trilha sonora de Hans Zimmer, se alternando entre o silêncio do espaço e o clima de tensão das histórias paralelas, bem similar ao que foi feito em 'Gravidade' de Alfonso Cuarón.


Assim como nem tudo é perfeito, Interestelar também acompanha problemas... Duas horas e 50 minutos de filme pode parecer exagerado, mas se levarmos em consideração ao leque informações que o filme pretende contar, é pouco. Há então uma superficialidade principalmente no terceiro ato, onde o roteiro desconsidera todo o seu embasamento científico inicial, alguns personagens tomam atitudes desnecessárias apenas para gerar algum tipo de tensão e acaba escorregando para o óbvio, talvez para atingir grandes platéias. 

Uma obra que não perdeu sua grandiosidade por pequenos problemas. 'Interestelar' vale o ingresso, vale ver outra vez, vale abordar a temática com os amigos e conseguir render ótimas discussões. Me arrisco a dizer que este pode ser considerado um dos melhores filmes do ano. Recomendadíssimo!





Por Ana Luisa Vieira

Nenhum comentário