Como Treinar o Seu Dragão 2


Lançamento: 19 de junho de 2014
Direção: Dean DeBlois
Gênero: Animação , Aventura , Fantasia
Duração: 1h45min
Elenco: Jay Baruchel, Cate Blanchett, Gerard Butler, Craig Ferguson...

Sinopse:
Cinco anos após convencer os habitantes de seu vilarejo que os dragões não devem ser combatidos, Soluço (voz de Jay Baruchel) convive com seu dragão Fúria da Noite, e estes animais integraram pacificamente a rotina dos moradores da ilha de Berk. Entre viagens pelos céus e corridas de dragões, Soluço descobre uma caverna secreta, onde centenas de novos dragões vivem. O local é protegido por Valka (voz de Cate Blanchett), mãe de Soluço, que foi afastada do filho quando ele ainda era um bebê. Juntos, eles precisarão proteger o mundo que conhecem do perigoso Drago Bludvist (Djimon Hounson), que deseja controlar todos os dragões existentes.




Crítica:

Os produtores dos grandes estúdios de animação já entenderam o que precisam fazer para que suas sequências decolem. Aprofundar os personagens, enriquecer a mitologia, adicionar novos reviravoltas na trama e se possível, dialogar com conflitos que ficaram em aberto no filme anterior. Você vai encontrar tudo isso em Como Treinar o seu dragão 2, mas alguns pontos foram bem explorados, outros, nem tanto.

Se você é fã da dupla soluço e banguela, sua saudade vai ser devidamente saciada. O filme conta com pelo menos o dobro de ação, Cenas repletas de corridas aéreas e manobras arriscadas de tirar o folego. O primeiro viking a montar um dragão está mais confiante e bem equipado, enquanto seu companheiro alado conta com novos truques que vai aprendendo ao longo da aventura. 

Temos também novos personagens, responsáveis pelos altos e baixos da historia. Eles são bem interessantes e carismáticos, e a melhor parte, eles nos apresentam novos dragões! Essas criaturas praticamente valem o ingresso, é um filme sobre dragões, e o numero deles praticamente dobrou de um filme para o outro, sem falar nos filhotes. Dreamworks roubou um pouco da magia da Disney quando criou aquelas miniaturinhas voadoras.

E finalmente uma crítica um pouco mais salgada, os personagens secundários estão mais secundários ainda, Astrid apesar de estar visivelmente mais ligada a soluço, tem poucas cenas de real impacto na trama, e os outros 'cavaleiros de dragão' são responsáveis por um numero pequeno de cenas bem humoradas. Vale lembrar também que 'Como treinar o seu dragão 2' é um filme relativamente mais dramático que o primeiro, mas isso não chega ameaçar o fator diversão da obra.

Outro ponto que vale a pena mencionar é do fator estético do filme, ele é uma verdadeira obra de arte do inicio ao fim, composto por incríveis cenários e uma trilha sonora fantástica, É fácil passar o filme inteiro apenas admirando a beleza das cenas. Mas já que estamos falando de termos técnicos, precisamos falar do enredo. Não me entenda mau, não é que seja uma historia ruim, mas ela não evolui em quase nada em relação ao filme anterior. Ela é um pouco mais adulta, certo, Temos mais drama, isso também está lá, mas o desenvolvimento dos problemas é um tanto quanto confuso, é a resolução é quase que esperada. 

Como treinar seu dragão (o primeiro) é um clássico, com inicio meio e fim coesos, sua sequência é igualmente fantástica, sem sombra de duvida, porem não tão bem amarrada quanto o antecessor.

Mas muita calma nessa hora, não entre em pânico! Na verdade existe um motivo para o filme ter sido concebido dessa maneira. Fica bem claro no desfecho que esse é um filme de transição, uma preparação para um terceiro ato, ainda mais épico e definitivo. 

Como treinar o seu dragão 3 já esta no cronograma da Dreamworks animation studio, e eu tenho certeza que vai encerrar a trilogia com chave de ouro.







Por Mairon Luz




Nenhum comentário