Trapaça


Lançamento: 7 de fevereiro de 2014
Direção:  David O. Russell
Gênero: Comédia dramática, Suspense
Duração: 2h18min
Elenco: Christian Bale, Bradley Cooper, Amy Adams, Jeremy Renner, Jennifer Lawrence.

Sinopse:
Irving Rosenfeld (Christian Bale) é um grande trapaceiro, que trabalha junto da sócia e amante Sydney Prosser (Amy Adams). Os dois são forçados a colaborar com um agente do FBI (Bradley Cooper), infiltrando o perigoso e sedutor mundo da máfia. Ao mesmo tempo, o trio se envolve na política do país, através do candidato Carmine Polito (Jeremy Renner). Os planos parecem dar certo, até a esposa de Irving, Rosalyn (Jennifer Lawrence), aparecer e mudar as regras do jogo.


Crítica:

Foram muitas as recomendações direta e indiretamente para que eu fosse assistir 'Trapaça'. O filme foi elogiado bastante pela crítica e tem como Diretor David O. Russell que já ganhou nada mais nada menos que 10 estatuetas do Oscar. Bom, muito óbvio dizer que fui na estréia cheia de expectativas.

O filme se passa nos anos 70 e segue a risca esta particularidade. A começar pelo protagonista Irving Rosenfeld vivido por Christian Bale. Desde as primeiras cenas podemos notar a excentricidade dos personagens e figurinos espetaculares!


Vigaristas que se movimentam dando golpes pelo mercado financeiro e comercializando obras de arte falsas, eu sei, com um roteiro desses e um elenco de peso o longa tinha tudo para ser um filmaço, mas não é bem isso que acontece...

A história é cheia de intervenções, que embora muito bem encenadas (Destaque para Amy Adams que me surpreendeu), desconstroem o fluxo da narrativa, oque acabou a tornando confusa. 

O ritimo às vezes fica demasiado lento, e você pode sentir o desconforto da sua poltrona muitas vezes. Me arrisco a dizer que 'Trapaça' sofre da síndrome "I'm cool"; Possui personagens populares, trilha sonora perfeita para o gênero e uma manipulação desnecessária a achar que tudo aquilo ali sendo visto é engraçadinho ou partiu de uma sacada bem esperta. 

Essa sem dúvidas foi a minha menor crítica para o Cine Pipoca Doce, é que infelizmente o filme não me envolveu tanto a ponto de me extasiar a escrever. 'Trapaça' é um filme superestimado e se sustenta com qualidade apenas pelo ótimo trabalho de remontagem de época e excelentes atuações; não é a toa que quatro dos principais atores estão indicados à premiação mais importante do cinema, o Oscar 2014.



Por Ana Luisa Vieira



Nenhum comentário