O Lobo de Wall Street


Lançamento:  24 de janeiro de 2014
Direção: Martin Scorsese
Gênero: Biografia , Drama , Policial
Duração: 2h59min
Elenco: Leonardo DiCaprio, Jonah Hill, Margot Robbi

Sinopse:
Durante seis meses, Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio) trabalhou duro em uma corretora de Wall Street, seguindo os ensinamentos de seu mentor Mark Hanna (Matthew McConaughey). Quando finalmente consegue ser contratado como corretor da firma, acontece o Black Monday, que faz com que as bolsas de vários países caiam repentinamente. Sem emprego e bastante ambicioso, ele acaba trabalhando para uma empresa de fundo de quintal que lida com papéis de baixo valor, que não estão na bolsa de valores. É lá que Belfort tem a ideia de montar uma empresa focada neste tipo de negócio, cujas vendas são de valores mais baixos mas, em compensação, o retorno para o corretor é bem mais vantajoso. Ao lado de Donnie (Jonah Hill) e outros amigos dos velhos tempos, ele cria a Stratton Oakmont, uma empresa que faz com que todos enriqueçam rapidamente e, também, levem uma vida dedicada ao prazer.


Crítica:
O Lobo de Wall Street chega aos cinemas como mais um feito memorável de Martin Scorsese. Um diretor apaixonado por cinema que consegue extrair ao máximo da capacidade de seus atores, além de saber contar uma história de maneira hipnotizante.

Marcado como o quinto trabalho de DiCaprio com Scorsese, o ator realiza seu terceiro grande filme consecutivo depois de O Grande Gatsby e Django Livre.

Na trama, DiCaprio vive Jordan Belfort, um jovem ambicioso que decide tentar a sorte no mundo das finanças de Wall Street. Rapidamente o dinheiro começa a entrar e podemos definir seus dias em orgias, drogas e drinks. E assim, aos poucos o FBI começa a olhar com mais atenção para os "eficazes métodos de Jordan".

Scorsese brilhantemente faz questão de utilizar uma características já bem conhecida em seus filmes que é a narrativa em off. Dessa forma o personagem principal se torna uma figura de fácil aproximação com o telespectador apesar de uma realidade de vida totalmente voltada a ganhar dinheiro de forma absurdamente asquerosa.

Apadrinhado pelo patrão vivido pelo ator Matthew McConaughey (magérrimo devido ao seu outro personagem paralelo no filme 'Dallas Buyers Club'), que lhe ensina o essencial do mundo dos negócios. Apesar de aparecer pouco, seu personagem está sensacional e é com rangidos e grunhidos que McConaughey inicia o filme ensinando a música que vira o grito de guerra nesse mundo de ambição.

Destaco a atuação do ator Jonah Hill. Um ótimo desemprenho quando se tratava de humor, mas oque me chamou mais atenção foi a caracterização de seu personagem. Ahh, não posso me esquecer de falar da australiana Margot Robbie que além de ótima atriz, já é considerada por mim como uma das atrizes mais lindas de Hollywood. *-*

E oque falar da atuação de Leonardo DiCaprio?? Por gentileza, alguém poderia antecipar a premiação do Oscar e entregar de uma vez por todas a merecida estatueta do menino? (rs)

DiCaprio oferece uma atuação visceral e determinada capaz de encorajar qualquer um na sala de cinema atento aos seus discursos motivacionais. Como se não bastasse, o ator mostra também muita competência no "humor físico", muito utilizado por Mr. Bean por exemplo. Uma das cenas que isso fica bem evidente é quando quando seu personagem Jordan sofre os efeitos retardados de uma potente droga.


Recheado de cenas inusitadas,  humor negro e piadas politicamente incorretas, o filme garante durante muitos momentos boas risadas e as TRÊS HORAS de duração, não diminui em nenhum momento o interesse pela trama.
Eis aqui um filme com uma direção envolvente, um roteiro crítico/inteligente que funciona em todas as vertentes. O humor é trabalhado de uma maneira pesada e acredito que possa chocar os facilmente impressionáveis mas ao contrário do que poderia ser, o filme não peca pelo excesso. O Lobo de Wall Street é um grande exemplo de como o cinema sempre será fascinante.




Por Ana Luisa Vieira






Nenhum comentário