As Aventuras de Pi

Lançamento: 21 de dezembro de 2012
Gênero: Aventura , Drama
Duração: 2h 7min
Elenco: Suraj Sharma, Irrfan Khan, Adil Hussain...
Direção: Juan Antonio Bayona

Piscine Patel (Suraj Sharma) é filho do dono de um zoológico localizado em Pondicherry, na Índia. Após anos cuidando do negócio, a família decide vender o empreendimento devido à retirada do incentivo dado pela prefeitura local. A ideia é se mudar para o Canadá, onde poderiam vender os animais para reiniciar a vida. Entretanto, o cargueiro onde todos viajam acaba naufragando devido a uma terrível tempestade. Pi consegue sobreviver em um bote salva-vidas, mas precisa dividir o pouco espaço disponível com uma zebra, um orangotango, uma hiena e um tigre de bengala chamado Richard Parker.
Crítica:
Assisti ao filme ontem e até agora estou a procura da Aventura dita no título. O nome dado em português para o filme é muito pobre e perde totalmente a riqueza das mensagens transmitidas. Me remete aqueles filmecos infantis de sessão da tarde. Mas claro, é uma grande produção indiana que mistura drama fantasia.
 Depois de conhecer diversas religiões e tentando entender os porquês do universo, Pi perde sua família num naufrágio e se encontra sozinho no meio do oceano na companhia de um tigre, dentro de um minúsculo bote. Pi busca ajuda em sua fé em Deus com auxílio de sua força interior para conseguir sobreviver. É uma parábola na qual se pode ou não ser acreditada. A fantasia é utilizada para dar sentido as experiências. 
O teor religioso é presente em todo o filme. Após um início meio morto, porém necessário, o roteiro começa a andar com base nos dados iniciais, sobre essa sede de Pi conhecer mais a Deus, portanto, não é aconselhavel se deixar levar por esse discurso religioso, que de início, transita meio neutro, abordando diversas religiões mas que depois fica bem claro a apelação religiosa de que todos devem acreditar em Deus,aconteça oque acontecer.
Em diversos momentos, fiquei imaginando algum ateu que foi ver um filme aparentemente de aventura e saiu do cinema irritado e de certa forma, desrespeitado. Hihi
O filme é de uma beleza cênica única. Capricharam nos efeitos visuais, nunca ví nada parecido. As interações dos personagens predominantes Richard Parker (Tigre) e Pi são o ponto forte do filme. Fiquei chocada quando eu descobri que em nenhum momento o tigre aparece realmente naquele bote. Tudo ficou por conta de uma inovação técnica CGI, em que o animal é computadorizado e depois transmitido com um realismo impressionante! 
Para mim, neste critério, merece ganhar o Oscar 2013 em efeitos especiais.
Os diálogos deixaram a desejar. Odiei! Superficiais e muitas vezes beirando o ridículo. Ang Lee tinha tudo para fazer um filme com potencial a uma bela obra mas na pretenção de fazer um espetacular filme de aventura acabou o transformando em uma fábula moral que não serve a um público infantil.
Assistam ao filme e tirem suas conclusões, o marketing agressivo está aí para atrair plateias. E eu caí nele. Mas bem ou mal, esta superprodução possui todos os requisitos de massa para alcançar grandes bilheterias.


CURIOSIDADES:
As Aventuras de Pi é baseado no best-seller de Yann Martel, e trata-se do primeiro filme em 3D do diretor Ang Lee (‘Hulk’);
Apesar de ter rodado as cenas de seu personagem, Tobey Maguire acabou substituído de última hora por Rafe Spall. A decisão veio do diretor Ang Lee, que considerou que Maguire, por ser bastante famoso devido à trilogia original do Homem-Aranha, tiraria o foco do público em relação ao restante do elenco, formado basicamente por desconhecidos;
Em momento algum Suraj Sharma, intérprete de Pi, esteve em um bote com um tigre durante as filmagens. O
animal foi criado através da tecnologia CGI, sendo que um tigre verdadeiro foi usado apenas em sequências em que apareceria sozinho, como quando ele nada no oceano;
Suraj Sharma foi aos testes para As Aventuras de Pi apenas para acompanhar o irmão, que tentaria o papel.
Entretanto, os integrantes da equipe do diretor Ang Lee gostaram tanto dele que o convidaram a também fazer um teste. No fim das contas, ele foi escolhido entre outros 3 mil garotos que tentaram o papel principal do filme.

Nenhum comentário