Star Wars - O Despertar da Força


Lançamento: 15 de Dezembro de 2015
Direção: J.J Abrams
Gênero: Ficção científicaAção, Aventura
Duração: 2h 15min
Elenco: DaisyRidley, John Boyega, Oscar Isaac, Adam Driver, Harrison Ford, Carrie...


Sinopse:
Muito tempo após os fatos de "O Retorno de Jedi" encontra-se a Primeira Ordem, uma organização sombria iniciada após a queda de Darth Vader e do Império. O grupo está em busca do poderoso Jedi Luke Skywalker, mas terão que enfrentar outro grupo em busca de Luke: a Resistência, liderada por Leia.



Crítica:

Dez anos se passam desde a última vez que Star Wars passou nos cinemas, que é conhecida como a trilogia prequela, composta pelos episódios I, II e III, contando como o jovem padawan se tornou Darth Vader, o vilão icônico, mais temido e implacável do império galáctico. Explica também as Guerras Clônicas, que dão origem ao golpe político de Palpatine (Ian McDiarmid) que se torna chanceler da galáctica, comandando a República, ele faz um jogo duplo, criando uma oposição. Ao mesmo tempo em que, a guerra acontece, ele “seduz” o futuro Jedi para o Lado Negro da Foça e com isso, constitui o Império Galáctico, que é marcado pela violência e o totalitarismo.
Nos episódios IV, V e VI lançados entre 1977 e 1983 está o nosso clássico, que conta a história da Aliança Rebelde, que luta para derrubar a tirania do Império Galáctico e nos apresenta ao fazendeiro Luke Skywalker (Mark Hamill), a princesa Leia Organa (Carrie Fisher), o mestre Obi-Wan (Alec Guinness) e o contrabandista Han Solo (Harrison Ford).

O Despertar da Força, se passa trinta anos depois dos acontecimentos em O Retorno do Jedi (1983), e nesse episodio um dos mistérios é o paradeiro do ultimo Jedi, Luke Skywalker, que está sendo procurando por ambos os lados, pois é importante para o futuro da galáxia, com o fim do Império Galáctico e a morte de Lord Vader, surgiu a Primeira Ordem que busca retomar o poder tendo como líder Kylo Ren (Adam Driver) e o intrigante líder supremo Snoke. O vilão Kylo Ren faz jus à fama, um personagem cruel, impiedoso e poderoso, mesmo estando ainda em formação. 

Primeiramente tenho que parabenizar o diretor J.J Abrams (conhecido pelo trabalho na série Lost e no filme Star Trek) e o de roteirista de O Império Contra-Ataca (1980) Lawrence Kasdan, por terem conseguido não só deixar todos os fãs emocionados como também por nos dar a sensação de continuidade, apresentando os rostos novos para a antiga geração e para uma nova geração de padawans. Toda a história é muito bem amarrada e flui com naturalidade, a obra possui claramente dois núcleos, a Primeira Ordem e a Republica que em determinado momento se encontram e notamos que cada evento vai modificando o rumo dos personagens.

“A garota sabe das coisas”, comenta Solo para Chewbacca (Peter Mayhew) sobre a catadora de sucata, Rey (Daisy Ridley) e temos que concordar com o personagem de Harrison Ford, principalmente em um ano no qual tivemos um grande destaque para as mulheres, assim como a Furiosa (Charlize Theron) em Mad Max: Estrada da Fúria. A franquia abriu espaço para uma heroína, uma vez que a forte princesa (na época), agora General Leia não teve tanto destaque quanto os homens na trilogia clássica. Leia retorna de maneira majestosa e com uma força, marcante de sua personagem.  

A personagem Rey é independente, forte, inteligente além de ser uma boa mecânica. Outro destaque é Finn (John Boyega), interpreta um stormtrooper, nome verdadeiro FN-2187, que precisar dar um sentido a sua vida e, por isso, foge da Primeira Ordem. John Boyega conseguiu aguentar todas as críticas negativas que sofreu, apenas por ser negro, é inaceitável ainda sofremos com racismo camuflado. Ele transforma aquele medo em fazer algo pela primeira vez em uma atuação natural, com um alivio divertido que se transformar em uma coragem ardente.  Tanto Finn quanto Rey são introduzidos a história pelo robô BB-8, assim como C3P0 e R2-D2 fizeram com Luke, em Uma Nova Esperança (1977). 

Esse filme faz muita referencia ao episodio de IV, em falas, paisagens ou em algum outro momento, incluindo o papel desempenhado por Obi-Wan Kenobi (Alec Guinness) em Uma Nova Esperança em contar e explicar tudo para Luke sobre os rebeldes e a Força. Esse papel ficou para o veterano Han Solo auxiliar os novatos, afinal naquela época ele duvidava do poder da Força, e agora, podemos vê que ele não a subestima mais. Solo e Chewie funcionam como uma ponte que liga o passado, conforme o esperado pelos fãs antigos. 

A obra mostra todo o compromisso que a Disney tem com a franquia e de continuar com a história que George Lucas iniciou, onde é admirada até hoje pelos fãs. J.J Abrams alcançou o espirito e a característica central de Star Wars, mostrando como pode ser divertido, apaixonante e intrigante. Para quem não conhece, essa pode ser uma entrada para o universo, trazendo novos apaixonados.

P.S Que a força esteja com vocês.




Por Nanah Girard





Aproveite para conhecer a nossa página no Facebook! Clique [aqui]





Um comentário:

  1. Todo o filme foi demais, os personagens tanto novos como os antigos e ainda mais juntos pow!! Foi muito top!!
    Adoreii seu blog já estou acompanhando!!
    Se puder dar uma passadinha no Senhorita Inspiradora, será um prazer.

    Abraço
    • Senhorita Inspiradora

    ResponderExcluir