Filmes de Natal


Longas-metragens natalinos estão dominando nas telinhas. Alguns são tão lembrados a ponto de serem transformados em grandes clichês dessa época, mas o fato é que esses filmes dão um estilo todo especial ao Natal.


Confira a seguir filmes que já se tornaram parte importante dessa época do ano:



Pode me chamar de Noel é um filme sobre o bom velhinho de verdade mandando todos o conselhos de Natal. É maravilhoso e emocionante. Nick está procurando um sucessor por isso vai a procura de uma pessoa especial para assumir seu cargo. O problema é que tem que achar esta pessoa especial até a noite de Natal e Lucy, uma produtora de televisão, é sua favorita.

Sobrevivendo ao Natal Ã© um filme MUITO divertido, protagonizado por Ben Afleck. Na história, é muito bom ver o bem sucedido e solitário Drew tentando comprar o Natal de uma família fingindo para a namorada ser a sua, pra isso ele vai passar por muitas confusões, mas também vai ser um Natal inesquecível.




Esqueceram de Mim é obrigatório nesta época do ano. Também, pudera: a história de Kevin McCallister (Macaulay Culkin) e como ele teve de se virar após ter sido esquecido pela família durante uma viagem às vésperas do Natal, já é um clássico de fim de ano. Isso sem contar como ele coloca Harry Lime (Joe Pesci) e Marv (Daniel Stern) para correr dá um toque especial à história.

Se Esqueceram de Mim é obrigatório nesta época, Esqueceram de Mim 2 não fica atrás. Mesmo estando sozinho e perdido, passar o Natal em Nova York tem algo especial. Isso sem contar que o reencontro de Harry e Marv com Kevin é como ver a seleção brasileira enfrentar a Alemanha para tentar superar o 7 x 1 da Copa de 2014. Ah, sim: ver Macaulay Culkin na TV faz qualquer um se lembrar de que o Natal está chegando.

A hiatória de Jack Frost é surreal: um pai ausente morre em um acidente de carro e volta na forma de um… Boneco de neve (o trocadilho com o nome do filme e bonecos de neve funciona melhor em inglês, é verdade). Apesar de insana no primeiro momento, o tema central da história, que gira ao redor de um pai que quer se reconciliar com o filho, é o espírito natalino em seu estado bruto (ou congelado?).


Ver Arnold Schwarzenegger em um filme que não seja de ação é estranho, ainda mais cujo tema é infantil e ambientado na época natalina. Mesmo assim, dá para imaginar haver alguns socos aqui e ali. Esse é o caso de Um Herói de Brinquedo, no qual ele é um pai ausente (tema batido, não?) e que faz de tudo para dar o boneco de presente de Natal para o filho, até virar um brinquedo em tamanho real e arrumar confusões com o carteiro na mesma situação que a dele, na tentativa de comprar um boneco tão disputado na cidade.


Continuando a sessão “Caras Durões”, Duro de Matar é obrigatório em qualquer lista. O motivo? Bruce Willis “apenas” salva a noite de Natal e a esposa enquanto frustra os planos de um grupo terrorista.


Ver Jim Carrey de mau humor é pouco comum, mas não impossível. Em O Grinch, ele é o vilão que odeia o Natal e decide sabotar a comemoração de todos em uma cidade. Para isso, ele decide roubar tudo relacionado à data e confiscar em seu esconderijo.

Um Duende em Nova York pode soar clichê num primeiro momento. Vamos aos fatos: um elfo se desentende com o pessoal da região onde mora, vai a Nova York encontrar seu pai e se decepciona após descobrir que o “tio” não tem sentimentos tão nobres como se esperava. Mas Will Ferrell consegue deixar até as histórias mais corriqueiras engraçadas ao extremo.

Falar sobre Edward Mãos de Tesoura é inevitável. Afinal, trata-se “só” de um clássico e do primeiro trabalho da dupla Tim Burton e Johnny Depp. OK, a história não é necessariamente natalina, mas se passa bem nessa época. Por isso, vale citá-la.

Na animação O Expresso Polar, um garoto não consegue mais acreditar em Papai Noel e está à espera de algo para ajudá-lo a voltar a crer nele. Contudo, um trem para em frente à sua casa e o leva para uma viagem ao Polo Norte.

Na animação Os Fantasmas de Scrooge, um senhor com que não dá a mínima para o Natal e trata muito mal o sócio e o sobrinho, é visitado por três fantasmas natalinos. O trio de espíritos o levará o velho para uma viagem na qual ele terá de repensar o que anda fazendo da vida.

Rudolph, a Rena do Nariz Vermelho, sonha puxar o trenó do Papai Noel. Mas ela sofre bullying dos colegas por causa de seu nariz vermelho e isso a faz fugir par ao Polo Norte. Contudo, sua grande chance surge quando o voo natalino é ameaçado por uma tempestade de neve, o que a faz se voluntariar para ajudar o “bom velhinho”.

Em Papai Noel às Avessas, um “bom velhinho” não tão bom assim costuma assaltar a loja onde trabalha em todos os Natais em parceria com um anão. Contudo, os seus abusos com álcool deixam o seu comportamento suspeito a ponto de o gerente e o segurança da loja não tirarem os olhos dele.

No longa Meu Papai é Noel, um cara ajuda Papai Noel após o velhinho sofrer um acidente. Mas o voluntário começa a ter barba grande e a engordar, tal qual Noel.

Em Um Natal Muito, muito louco, uma família estava conformada em passar um Natal solitário porque um dos membros trabalharia como voluntária no Corpo de Paz no Peru. Para evitar que a data seja melancólica, dois deles decidem viajar ao Caribe, mas os vizinhos não gostam da ideia, pois como um deles decide não colocar um boneco de neve iluminado no telhado da casa, a rua inteira pode perder uma competição para escolha do local melhor decorado. Contudo, a voluntária consegue ter condições de passar o Natal com eles, mas só avisa faltando 24 horas para a festa. O que resta é correr contra o tempo.


Feliz Natal, filme dirigido por Selton Mello, retrata a vida de um homem com uma vida estabilizada no interior, mas que teve uma juventude super irresponsável. Após entrar em crise existencial, ele decide rever a família, mas se depara com os parentes levando vidas bem conturbadas. Sua presença faz as vidas de todos eles passarem por mudanças drásticas.

Em Batman – O Retorno, Pinguim e a Mulher-Gato decidem instaurar o caos em Gothan City, acabar com o Homem-Morcego e dominar a cidade. Detalhe: isso tudo acontece às vésperas do Natal.

Operação Natal tem como ponto de partida a dúvida sobre como todos os presentes de Natal são entregues em menos de 24 horas. Para tanto, o improvável herói Arthur entra na história e tenta garantir que tais presentes serão entregues nesse prazo.


O longa metragem Milagre da Rua 34 traz a história sobre Susan (Mara Wilson, ou a eterna Matilda), que não acredita em Papai Noel, apesar de sua mãe contar histórias sobre ele. Certo dia, ela o encontra em uma loja de departamentos e passa a acreditar em sua existência.

Em Feliz Natal, soldados da I Guerra Mundial deixam as trincheiras e decidem confraternizar entre os inimigos no Natal, numa espécie de cessar-fogo. Isso basta para mudar as vidas de alguns envolvidos no conflito.

O Estranho Mundo de Jack retrata um ser fantástico que, cansado de organizar o Halloween todo santo ano, decide sair da cidade onde vive. Após vagar por algumas cidades com outros eventos festivos, ele chega à região do Natal e, sem entender o evento, volta à sua terra e convence os demais habitantes a sequestrarem o Papai Noel e organizarem o próprio Natal. Isso acaba se revelando um erro.

Em Happy Christmas, um jovem vai a Chicago para morar com o irmão, a cunhada e o sobrinho de 2 anos. O estilo de vida inconsequente do caçula e o do irmão são incompatíveis no primeiro momento, mas o famoso espírito natalino fará os dois colocarem as diferenças de lado.

No clássico O Natal do Charlie Brown, o protagonista tenta encontrar o verdadeiro sentido natalino após se confrontar com diversos apelos para consumir e comprar presentes para dar a qualquer pessoa – basicamente, o que acontece até hoje.


Uma História de Natal tem uma premissa que seria, no mínimo, politicamente incorreta nos dias atuais: um garoto tenta convencer os pais, professores e o Papai Noel de que uma espingarda de brinquedo é o presente ideal para uma criança. Tudo bem que a história se passa nos anos 40, mas há limites.

Em A Felicidade Não se Compra, um homem que sempre ajuda a todos entra em crise existencial e decide cometer suicídio ao saltar de uma ponte. Mas um anjo é enviado à Terra para tentar fazê-lo mudar de ideia.







Aproveite para conhecer a nossa página no Facebook! Clique [aqui]







Nenhum comentário