O Espetacular Homem-Aranha 2 - A Ameaça de Electro


Lançamento: 1 de maio de 2014
Direção: Marc Webb
Gênero: Ação , Fantasia , Aventura
Duração: 2h21min
Elenco: Andrew Garfield, Emma Stone, Jamie Foxx, Dane DeHaan

Sinopse:
Peter Parker (Andrew Garfield) adora ser o Homem-Aranha, por mais que ser o herói aracnídeo o coloque em situações bem complicadas, especialmente com sua namorada Gwen Stacy (Emma Stone) e sua tia May (Sally Field). Apesar disto, ele equilibra suas várias facetas da forma que pode. No momento, Peter está mais preocupado é com o fantasma da promessa feita ao pai de Gwen, de que se afastaria dela para protegê-la. Ao mesmo tempo ele precisa lidar com o retorno de um velho amigo, Harry Osborn (Dane DeHaan), e o surgimento de um vilão poderoso: Electro (Jamie Foxx).



Crítica:
O Homem Aranha sempre foi um dos personagens mais estimados do mundo dos heróis, a fácil identificação com sua história talvez seja oque mais conquista. Um herói que lava o seu próprio uniforme, que padece todo mês com o baixo salário, aquele que sempre se vê envolvido em conflitos familiares, seja com seus entes queridos, com o tio Ben ou a namorada. Mas oque todos nós sabemos, é que o maior conflito do Aranha, sempre foi o que ele carrega consigo mesmo. 

Segundo filme da nova franquia 'Espetacular' e pouca coisa significativamente mudou. Como não poderia deixar de comparar com a primeira trilogia do diretor Sam Raimi, é evidente a superioridade do novo Spider Man em diversos aspectos, mas Marc Webb também não conseguiu agradar 100%, oque acabou decepcionando um pouco os as expectativas dos fãs.

A trama apresenta um protagonista mais experiente com seus poderes, sempre ocupado combatendo os crimes e adorando tomar a posição de herói da cidade.
Os problemas de Peter Parker começam quando ocorre um acidente na Oscorp e Maz Dillon (Jamie Foxx), um funcionário até então despercebido na empresa, sofre um acidente e acaba se tornando o poderoso 'Electro'. Como se não bastasse apenas um vilão no filme, Harry Osborn (Dane Dehaan), filho de Norman Osborn, volta para Nova Iorque após 8 anos sofrendo da mesma doença que seu pai faleceu e descobre que há apenas uma maneira de sua vida ser salva.

Uma das coisas que mais gosto nessa transição do Homem Aranha dos quadrinhos para os cinemas, é que sempre tentam manter o humor do personagem. Nesse segundo filme o humor está muito mais fielmente empregado. Essa característica deve-se muito ao ator Andrew Garfield que já tem uma disposição para esse gênero, e no longa fica bem evidente a referência dos quadrinhos; um herói piadista, que luta e tira sarro ao mesmo tempo, que chama o vilão Electro de 'Faísca' e que zomba da sua própria música tema [Spider-man, Spider-man does whatever a spider can! lá lá lá]. Qualidade do humor, nota 10! Destaque para a cena em que ele ajuda os Bombeiros, inclusive usando o chapéu deles é muito hilária!!

A menção à alguns personagens do universo do Herói são feitas a todo momento. A personagem 'Gata Negra' - Felicia Hardy interpretada pela atriz Felicity Jones, ganha pouco destaque como a secretária de Norman Osborn mas provavelmente nos próximos filmes veremos uma maior presença dela. Outro personagem  é o 'Smythe', criador dos robôs 'Esmaga Aranhas', vivido pelo famoso ator B.J.Novak, um dos homens que trabalha na Oscorp e ainda sem muito destaque na trama. Outras personalidades também foram sutilmente mencionadas, como o irreverente 'J.J.Jameson' do jornal Clarim Diário que não aparece mas recebe fotos de Peter pelo computador, e claro... O tão esperado SEXTETO SINISTRO, que são representados apenas pelos seus uniformes expostos em uma única cena rápida.

Os efeitos visuais continuam fantásticos, e a posição das câmeras dando alusão que estamos saltando junto com o Parker também continuam valendo o 3d! Comentei isso na minha crítica do último filme e continua interessante, a movimentação do Aranha e poses feitas principalmente em cima dos prédios, estão sensacionais e muito parecida com as dos quadrinhos; e são esses detalhes que se tornam uma loucura na hora em que se está assistindo ao filme, acredite!

Mesmo com muitos acertos, 'O Espetacular Homem-Aranha 2' não perdurou só de glórias, e pior, insistiu nos erros já reprovados no primeiro longa da franquia. A começar a relacionar TU-DO que acontece de vilania com a Oscorp, isso acaba ficando previsível, já que é mostrado a "empresa" que está mais para uma fábrica de vilões (rs) e com ligações entre todos os personagens. Isso acaba ficando bem clichê e sem graça. Sem falar na história do pai do Peter com uma ideia de "predestinação". Vou parar por aqui porque se você ainda não assistiu, poderá tirar melhor as suas conclusões se essa proposta consegue lhe convencer.


E a 'Gwen Stacy'? Ah... Tão linda, tão fantástica e tão incrível... O romance entre ela e Peter é muito cativante, afinal é realmente difícil não se apaixonar por Emma Stone e se render ao seu talento. Bem, os fãs já sabem oque acontece com a personagem da Emma Stone, mas como nem todos são fãs dos quadrinhos, pouparei vocês do meu cruel spoiler. =')



Deixando um pouco o Herói de lado, vamos ao que o povo gosta. Os vilões! 
Dessa vez o 'Electro' veio estampando o nome do filme, talvez pela sua importância e significatividade comparado ao mediano 'Lagarto' no primeiro longa. Bom, o personagem é o Max Dillon, um homem isolado e fanático pelo Homem Aranha mas após ganhar seus poderes se revolta. Ei... Péra... Acho que já vi essa história antes... Ahhh sim, foi no 'Batman Eternamente'. A história é basicamente a mesma mas até que ficou bem envolvente, tudo culpa do Jamie Foxx, o cara é simplesmente demais. Até esse exato momento escrevendo essa crítica, eu posso ouvir a trilha sonora do Electro entrando em cena. *__________* É... Acho que oque eu mais gostei do filme foi isso! (rs)

Apesar de aparecer bem pouco, o Dane Dehaan como 'Duende Verde' foi um personagem que me chamou atenção. O ator é  muito talentoso e se encaixou muito bem nesse papel! A única repulsa que tenho a fazer foi na fraca construção de cena na transformação no Duende. Vamos lá... O cara mal consegue se levantar, estrebuchando de dor no chão e com um corte seco de câmera ele já aparece de pé e praticamente fantasiado. Ei, Não força meu intelecto!
Como terceiro vilão temos a opção do 'Rhino', que é apresentada de uma forma alegoricamente rápida. Sim, alegoricamente! Espere só até ver a fantasia do ator Paul Giamatti.


Como o filme possui muitos vilões apresentados [Electro, Duende Verde e Rhino], senti uma falha quanto ao tempo de cena de cada um. Bem ou mal, a história dá referências que eles terão o seu momento nos próximos filmes, mas devido a isso, uma construção mais completa dos novos personagens ficou bem deficiente nesse filme. Um dos males de se aglomerar muitos personagens de conteúdo em pouco tempo, foi o mesmo oque aconteceu no desagradável 'Homem Aranha 3' de Sam Raimi.

'O Espetacular Homem-Aranha 2 - A Ameaça de Electro' é uma oscilação entre o divertido, dramático, engraçado e triste. Apesar dos excelentes efeitos visuais, o conteúdo do roteiro acabou se perdendo na mistura de vilões, e a ameaça do Electro ficou só na promessa, se tornando apenas um choquezinho. 





Nenhum comentário