O Grande Gatsby



Lançamento: 7 de junho de 2013
Direção: Baz Luhrmann
Gênero: Drama , Romance
Duração: 2h 22min
Elenco: Leonardo DiCaprio, Tobey Maguire, Carey Mulligan, Isla Fisher....

Sinopse:

Nick Carraway (Tobey Maguire) tinha um grande fascínio por seu vizinho, o misterioso Jay Gatsby (Leonardo DiCaprio). Após ser convidado pelo milionário para uma festa incrível, o relacionamento de ambos torna-se uma forte amizade. Quando Nick descobre que seu amigo tem uma antiga paixão por sua prima Daisy Buchanan (Carey Mulligan), ele resolve reaproximar os dois, esquecendo o fato dela ser casada com seu velho amigo dos tempos de faculdade, o também endinheirado Tom Buchanan (Joel Edgerton). Agora, o conflito está armado e as consequências serão trágicas.



Crítica:
Uma das obras literárias mais conceituadas na literatura norte americana do século XX, chega ao cinema na 'versão Hollywoodiana', digamos assim.
Levando em consideração de que o Sr. DiCaprio só tem feito filmes de altíssimo nível, quando ví o trailer de 'O Grande Gatsby' não pensei duas vezes e logo passei a mão no calendário para agendar um dia propício. 

Ao contrário do que se parece, o filme não é uma história romântica vanguardista, muito pelo contrário. A narrativa é toda baseada em críticas à desmedida busca de um "sonho americano", os tempos de excessos que levarão à queda do império e a ilusão que se confunde com o cotidiano diário. 

Mesmo no século XXI, a obra se mostra bastante atual, pois o autor, F. Scott Fitzgerald conseguiu prever em 1925 uma sociedade em decadência social e financeira.

Cenário extremamente colorido, festivo e glamuroso. UM LUXO DE PRODUÇÃO! 
Em meio a tudo isso e contradizendo a toda narrativa, assistimos um engodo cativante e sedutor de uma realidade vazia.
O roteiro é um pouco linear e monótono, e não utiliza o recurso de narrador como personagem principal, com isso, acaba transformando narrativas em diálogos e discussões, inexistentes na história original do livro.

O elenco é extremamente sofisticado e acho quase impossivel não comparar todo o ambiente com Moulin Rouge.

Destaque para Leonardo Di Caprio que volta a trabalhar com o diretor Baz Luhrmann, 17 anos depois de Romeu & Julieta, dessa vez muito mais preparado e maduro, interpretando um personagem fragilizado e misterioso. 

romance dividido por ele e Mulligan talvez tenha sido o mais sem sal e artificial de toda a história de The Great Gatsby no cinema! Mas é relevável porque a história de amor é oque menos importa para esse roteito. (rs) 
Tobey Maguire vive um escritor bem fácil de gostar, recheado de pretensões numa busca incansável por um amor impossível.

O legado que F. Scott Fitzgerald deixou é incontestavelmente marco literário dos EUA que sempre sobreviverá, mas nas mãos do Baz Luhrmann se tornou um carnaval com direito a carros alegóricos bem luxuosos. Leiam o livro e assistam ao filme. Tirem suas próprias conclusões. Recomendo!!

Nenhum comentário