Argo


Lançamento: 9 de novembro de 2012
Direção: Ben Affleck
Gênero: Drama, Suspense...
Duração: 2h 0min
Elenco: Ben Affleck, Bryan Cranston, John Goodman, Alan Arkin...

Sinopse:
1979. O Irã está em ebulição, com a chegada ao poder do aiatolá Khomeini. Como o antigo xá ganhou asilo político nos Estados Unidos, que haviam apoiado seu governo de opressão ao povo iraniano, há nas ruas de Teerã diversos protestos contra os americanos. Um deles acontece em frente à embaixada do país, que acaba invadida. Seis diplomatas americanos conseguem escapar do local pouco antes da invasão, indo se refugiar na casa do embaixador canadense. Lá eles vivem durante meses, sob sigilo absoluto, enquanto a CIA busca um meio de retirá-los do país em segurança. A melhor opção é apresentada por Tony Mendez (Ben Affleck), um especialista em exfiltrações, que sugere que uma produção de Hollywood seja utilizada como fachada para a operação. Aproveitando o sucesso de filmes como "Guerra nas Estrelas" e "A Batalha do Planeta dos Macacos", a ideia é criar um filme falso, a ficção científica Argo, que usaria as paisagens desérticas do Irã como locação. O projeto segue adiante com a ajuda do produtor Lester Siegel (Alan Arkin) e do maquiador John Chambers (John Goodman), que conhecem bem como funciona Hollywood.
Crítica:
Concorrendo ao Oscar de Melhor Filme em 2013 e Melhor Direção, Ben Affleck chega pela 3ª vez às telonas como ator e diretor. Confesso que ele deveria agir por completo na função SÓ de diretor e deixar seu egocentrismo de lado um pouco. Pelo menos nos filmes em que ele dirige. O filme teria como protagonista nada mais, nada menos que Brad Pitt. Mas após recusar o papel por questões de agenda, Ben Affleck resolveu colocar um protagonista a altura. Ele mesmo.
Nunca gostei de nenhuma atuação de Affleck nos cinemas, porém não é a primeira vez que ele me surpreende no seu talento para a direção. Seguido por “Atração Perigosa”, "Gênio Indomável" e “Medo da Verdade”, Argo manteve sua essência desde o inicio do filme onde aparece o logo da Warner do final da década de 70! Achei esse pequeno detalhe o máximo.
Argo é um filme extremamente agradável e emocionante. Sempre achei muito interessante um filme, dentro de outro filme. E é desta forma que "Argo" se apresenta. 
Por mais estranha que a história possa parecer, o longa foi baseado em uma história real, de um herói americano e de uma indústria que se fortalece de mentiras.
O roteiro é simples e foi baseado em uma operação secreta do ex Presidente dos EUA Bill Clinton. Divulgada oficialmente em 1997.
Com o retrato dos anos 70, bigodões e cigarros de sobra, a  fotografia do filme não deixa nada a desejar. Ela é ótima. Existe um jogo de câmeras que consegue criar suspense em cenas do cotidiano. E nos faz sentir medo nos momentos tensos (como a cena do grupo que tenta sair do Irã).
Toda emoção é passada de uma forma memorável. Com certeza, é o ponto de destaque do filme.

Ben Affleck usa bastante o recurso do humor introvertido com as situações que aconteciam na época em Hollywood (Se bobear até hoje). Recurso esse que caiu em forma de crítica a industria cinematográfica movida a dinheiro e mentiras.
É utilizado também animações e uma narração em off, explicando todo o contexto político da época. Na sequência, somos brindados com uma cena bem dirigida da invasão da embaixada. (talvez a melhor cena).
Um emocionante filme com uma leve pitada de patriotismo do elenco, que possuem atuações irresistivelmente carismáticas.

Ben Affleck foi considerado pela crítica internacional como a melhor transição da atuação para a direção desde Clint Eastwood. Concordo com isso.
Vale muito a pena assistir Argo. Sem dúvidas é um dos fortes filmes na corrida do Oscar 2013 mas não creio que será um papa-estatuetas. Marketing a parte, aguardaremos até o dia 24/02 para saber os resultados.

Nenhum comentário