Os Penetras


Lançamento: 30 de novembro de 2012
Gênero: Comédia
Duração: 1h 28min
Elenco: Marcelo Adnet, Eduardo Sterblitch, Mariana Ximenes, Stepan Nercessian...
Direção: Andrucha Waddington
Marco Polo (Marcelo Adnet) é um sujeito bem-humorado, sedutor e manipulador, sempre tentando levar vantagem. Em um de seus golpes, ele cruza com Beto (Eduardo Sterblitch) um homem tímido e inseguro, que acabou de ser rejeitado por sua amada Laura, e tem vários problemas com a família. Vendo a situação financeira privilegiada de Beto, Marco Polo promete conversar com Laura, e tentar convencê-la a voltar para o colega. Enquanto isso, ele tira vantagem da fragilidade do outro. Mas os planos mudam quando Marco Polo conhece esta mulher, tão sedutora e tão manipuladora quanto ele.
Crítica:
Não é de hoje que rola um certo preconceito em relação aos filmes nacionais. Não que eles sejam mal produzidos nem nada, mas em comparação com as produções Hollywoodianas que crescemos assistindo, ainda deixam a desejar, é fato. Mas isso é decorrente de diversos fatores sociais e políticos que comentarei em um outro momento aqui.  Domingo, resolvi dar uma chance a uma produção brasileira e resolvi assistir Os Penetras.
Como na maioria dos longas nacionais a história se passa no Rio de Janeiro. Os locais de filmagem na minha opnião foram muito bem escolhidos pelo fato de captar mais a relação dos personagens principais e não dispersar os telespectados com as lindas paisagens cariocas.
O humor da trama é presente a todo momento de uma forma modesta e sem muitos exageros. Se você for um daqueles que ri de qualquer coisa certamente se divertirá bastante.
Os protagonistas Eduardo Sterblitch eMarcelo Adnet fazem uma exelente dupla e representaram muito bem seus personagens. Eu diria que Marcelo Adnet faz uma de suas melhores aparições nas telonas, com o personagem Marco Polo.
É difícil de acreditar que um filme estrelado por eles não tenha graça. Além da dupla, o filme ainda conta com atores conhecidos como, Mariana Ximenez, Luiz Gustavo, Suzana Vieiras, Andrea Beltrão e até uma atriz russa, Elena Sopova se torna essencial na trama.
Em relação o roteiro, foi desenvolvido de uma forma bem simples. Muitas vezes me remeti a algumas cenas do filme americano Penetras Bons de Bico. Mas o contexto todo até que foi inovador e divertido para quem acompanha comédias brasileiras.
A platéia se diverte bastante nos diálogos pesados entre os personagens, em alguns momentos recheados de palavrões. Mas particularmente, não sou a favor de usar palavrões como forma de humor. Há também diálogos em inglês e até russo.
Em um ano de comédias mal sucedidas como em 2012, Os Penetras conseguiu não ofender a inteligência de ninguém. O diretor Andrucha Waddington, que apesar de cometer alguns erros durante a trama, desenvolveu um filme simples, divertido e com personagens bem caracterizados.
Dica: Aguarde até o final dos créditos. Pois o melhor do filme fica por conta dos erros de gravação. Acredite! =)


Nenhum comentário