Tudo o que você precisa saber agora sobre “Star Wars: O Despertar da Força”


Em pouco menos de três meses teremos a volta da saga e será a hora de conhecer novos personagens, situações e um capítulo que trará a história para o presente. Então, pra não fazer feio nas conversas, aí vai um guia para você ficar por dentro de tudo:


O título

O filme, como você sabe, se chama Star Wars: Episódio 7 – O Despertar da Força e ainda não há uma explicação oficial sobre o que é este “despertar”. Há algumas teorias possíveis sobre isso. Uma delas é que, depois de O Retorno de Jedi, o Império (que agora é a Primeira Ordem) se reorganizou e algo acontecesse para que a Força – de Luke, talvez? – precise despertar. Uma grande ameaça? Um superinimigo? Palpatine de volta? É o que veremos.

Outra possibilidade é apenas que “o despertar” seja também uma referência à volta da saga, que estava adormecida desde 2005, quando foi lançado Star Wars: Episódio 3 – A Vingança dos Sith, terceiro filme da nova trilogia.

Também pode ser que a Força venha a se manifestar em algum outro personagem, como em Leia, Finn, Rey etc.




Filmagens

Já terminaram e duraram seis meses. A produção usou o deserto de Abu Dhabi, também a ilha de Skelling Michael, na Irlanda e ainda o Pinewood Studios, na Inglaterra. Harrison Ford quebrou a perna durante as filmagens, o que atrasou um pouco os trabalhos.


História

Já é garantido que a trama de O Despertar da Força se passa trinta anos após os eventos de O Retorno de Jedi. No fim deste filme vemos que a Aliança Rebelde venceu o Império ao destruir a Estrela da Morte. Só que veremos que a coisa não é bem assim. Explicamos mais à frente.


Finn

Há ainda muito mistério sobre este personagem interpretado por Jon Boyega. Ele apareceu no primeiro teaser e causou surpresa por estar vestindo uma armadura de um Stormtrooper. Aparentemente ele é mesmo um soldado do ex-Império e acaba de desertar de sua unidade. Finn começa o filme em grande perigo e tem de lutar para salvar sua vida. Há muita especulação sobre o rapaz ser um jedi, já que aparece no trailer empunhando um sabre-de-luz. Acontece que a arma pode ser usada por pessoas comuns, que não sejam jedi ou sith. Mas há também quem diga que ele pode sim ser um jedi. O diretor J.J. Abrams disse que é totalmente intencional o fato de o sobrenome do personagem não aparecer. Ou seja, aí tem.



Rey

Esta personagem, interpretada por Daisy Ridley, será um dos grandes destaques do filme. Rey é do planeta Jakku – e não de Tatooine, como muitos pensam – e é uma catadora de sucata que vive num ferro velho de naves. Ela é solitária, mas sua vida muda quando encontra um outro personagem. Rumores dizem que ela mora dentro de um andador AT-AT detonado em O Império Contra-Ataca.



Kylo Ren

Darth Vader está morto, logo ele que foi um dos maiores vilões que o cinema já viu. E Star Wars precisa mesmo de um grande malvadão para entrar no lugar do pai do Luke (tomara que isso não seja mais surpresa para ninguém). E o candidato à vaga é, obviamente, Kylo Ren, interpretado por Adam Driver. O vilão tem um visual ameaçador, com sua máscara e manto negro, que remete imediatamente ao visual de Vader. Além disso, também tem um sabre-de-luz vermelho em forma de cruz que é um negócio de louco. Apesar de toda esta pompa e circunstância, Kylo Ren não é um sith, segundo o que já declarou J.J. Abrams.


Poe Dameron

Este personagem é interpretado por Oscar Isaac e, segundo o que ele mesmo divulgou na Star Wars Celebration, Poe Dameron é o melhor piloto da galáxia. O pouco que se sabe é que Poe recebe uma missão de “uma princesa”, que deve ser Leia. E é durante esta missão que o piloto encontra Finn (John Boyega). Ainda não há informação sobre qual é sua relação com Leia, mas seus destinos estarão ligados para sempre.



Luke Skywalker, Han Solo e Leia

Como já foi bem divulgado por aí, Han Solo (Harrison Ford), Leia (Carrie Fisher) e Luke Skywalker (Mark Hamill) estão de volta à saga. Qual exatamente será a importância de Luke ainda não está claro, mas há rumores de que Rey e Finn estariam à procura de Luke. Só não se sabe para o que exatamente. Tudo indica que o filho de Vader terá um papel importante na trama.

Tirando o fato de que Leia dá uma missão a Poe Dameron, nada se sabe sobre o que ela fará no filme. Já foi falado que a princesa terá uma participação mais ativa na história ao lado da Resistência (novo nome da Aliança Rebelde). E será ela casada agora com Han Solo? Ela treinou nas artes jedi? Só vendo o longa para descobrir.

O mesmo vale para Han Solo. O que sabemos é que ele, aparentemente, ajudará Finn e Rey na busca por Luke. E, claro, terá a ajuda de Chewbacca, uma vez mais interpretado por Peter Mayhew. Só que é possível que o destino de Solo não seja dos mais felizes na trama. Mais para a frente nessa galeria gente fala disso.


R2-D2 e C-3PO

A dupla de robôs também está de volta e será interpretada por seus atores originais. Não vazou até agora nenhum tipo de informação do que farão em O Despertar da Força. Uma novidade é que C-3PO aparecerá com seu braço esquerdo na cor vermelha.


A Primeira Ordem

A história de O Despertar da Força acontece trinta anos após o fim de O Retorno de Jedi, como já falamos. E no filme de 1982 muita gente acha que o Império chegou ao fim após a Batalha de Endor, a morte de Darth Vader e a destruição da Estrela da Morte. Nada disso. Os Rebeldes – agora Resistência – venceram apenas uma batalha e o Império era muito grande para ser derrotado totalmente. Com a morte de Vader e de Palpatine, o comando da organização ficou vago e gerou a disputa de vários grupos. Foi assim que o pessoal da Primeira Ordem ascendeu ao poder. Liderada no campo de batalha por Kylo Ren, esta facção comanda os stormtroopers e tem o controle dos TIE Fighters. Junto deles está a Capitã Phasma, que lidera toda a tropa de soldados. Além disso, eles também possuem uma estação de batalha chamada Starkiller Base. Os caras são perigosos.



General Hux

Militar de alta patente da Primeira Ordem é um sujeito impiedoso, todo vestido de preto e que não dá chance para seus adversários. Aparentemente é quem está no comando da Primeira Ordem, mas há ainda alguém acima dele hierarquicamente. Pode ser até que ele seja um personagem à altura de Palpatine. De qualquer maneira, é ele quem dá as ordens na Starkiller Base.


Andy Serkis

Rumores indicam que o ator, que interpretou Gollum em O Senhor dos Anéis através de captura de movimentos, deve viver o vilão que manda em tudo aqui. Seu personagem se chama Supreme Leader Snoke, parece ser o mestre de Kylo Ren e tudo indica que é quem dá as cartas na história. Serkis aparecerá no filme também com o recurso de captura de movimentos.



Pouco CGI

O diretor J.J. Abrams já deixou claro em convenções e em entrevistas que usará pouca computação gráfica em O Despertar da Força. Na segunda trilogia, a gente viu que George Lucas usou e abusou dos efeitos especiais e nos deu aberrações como Jar Jar Binks entre outras coisas esquisitas. Neste longa, a opção é por cenários, naves e armaduras todos reais.



Millennium Falcon

A nave clássica de Han Solo volta com força total em O Despertar da Força, mas não estará em poder de seu dono original. A Millennium Falcon estará em Jakku, num ferro-velho, em reparos ou, talvez, escondida. Enquanto isso, Solo pilota uma nave gigantesca que serve de base móvel para a Rebelião. Finn e Rey encontram a Millennium e a colocam para voar novamente, chamando a atenção de Han e Chewie. Quando todos ficam frente a frente, Solo reconhece o sabre-de-luz de Luke e partem em busca do jedi desaparecido. Há rumores – spoilers fortes aqui – que Poe Dameron fica com a Millennium Falcon, que é dada a ele por Han Solo. É bem provável que Solo não chegue vivo até o final do filme e, assim, passaria o bastão para um herói da nova geração.



John Williams

Um filme de Star Wars sem esse cara seria um negócio difícil de suportar. John Williams é o compositor que fez as músicas de todos os filmes da saga, inclusive o épico tema que ninguém consegue esquecer. Enfim, o mestre está de volta.



Diretor

J.J. Abrams é o cara que vai comandar essa festança toda e tem muita coisa boa em sua carreira que o credencia para a missão. É um dos responsáveis pela criação e sucesso de Lost, pela série Felicity, Missão Impossível 3, os dois novos Star Trek e o ótimo Super 8. Dá pra confiar que ele não vai estragar O Despertar da Força, né?


Nenhum comentário