Crítica | Planeta dos Macacos: A Guerra



Lançamento: 3 de agosto de 2017
Direção: Matt Reeves
Gênero: Ficção científica, Ação, Aventura
Duração: 2h 20min
Elenco: Andy Serkis, Woody Harrelson, Steve Zahn... 

Sinopse:
Humanos e macacos cruzam os caminhos novamente. César (Andy Serkis) e seu grupo são forçados a entrar em uma guerra contra um exército de soldados liderados por um impiedoso coronel (Woody Harrelson). Depois que vários macacos perdem suas vidas no conflito e outros são capturados, César luta contra seus instintos e parte em busca de vingança. Dessa jornada, o futuro do planeta poderá estar em jogo.




Crítica:
Por Ana Luisa Vieira

Assisti hoje ao novo filme da série Planeta dos Macacos, que é o último filme de uma trilogia, que começou com 'O Planeta dos Macacos: A Origem em 2011, seguido do O Confronto em 2014 e fechando o ciclo com A Guerra.

Com um nome desses e com um trailer forte, como foi divulgado, eu não vou ficar surpresa se muita gente que assistiu a esse filme, sair frustrado do cinema. Apesar de se intitular A Guerra, e ser o último filme de uma trilogia de Ação, esse é um filme com uma narrativa bem mais lenta, em comparação com seus antecessores. Não tomem isso como algo negativo, muito pelo contrário, mais do nunca, este terceiro filme encontra tempo para desenvolver as relações entre os personagens, de uma maneira bastante complexa. Diversas pausas e muitos momentos a gente vê uma interação delicada entre os personagens, e até simplesmente uma troca de sinais, o que torna tudo mais bonito e gracioso com o avanço da tecnologia CGI. Falando de efeitos visuais, este filme está absurdamente fascinante!!


O filme procura apresentar novos personagens, e reapresentar os personagens já conhecidos, dando seu "momento protagonista" para todos. Então o espectador acaba tendo um envolvimento, não só com o Cesar, mas os outros macacos também. Durante a jornada, alguns símios novos aparecem, um deles serviu para o principal alívio cômico do filme, e para o telespectador respirar depois de absorver tantas cenas intensas, essa parte da história conta com o personagem Macaco Mau (Steve Zahn) que nos proporciona boas risadas. A personagem Nova, vivida pela pequena atriz Amiah Miller, também integra a equipe de Cesar, criando uma relação de amizade entre humanos e macacos.

Pra quem gosta de filmes de guerra, ou é fã de do Coppola, me arrisco a dizer que esse terceiro filme, tem um "Q" de Apocalypse Now, aliás, parece que todas as cenas de guerra do filme, beberam dessa fonte. 

A motivação do Coronel, vilão vivido pelo Woody Harrelson, também é bem interessante. Foge do simplesmente "odeio macacos, preciso destruí-los para salvar o planeta", nos faz refletir sobre os motivos que levam os homens a uma guerra. Ele é um misto de Coronel Walter Kurtz de Marlon Brando, e o Tenente Bill Kilgore vivido por Robert Duvall, em Apocalypse Now!!! Sem falar nas cenas com as cores quentes, laranja e verde vegetação, o tiroteio visto no plano de cima, e até a cena de Harrelson se barbeando sem camisa. Demais! Amo Apocalypse Now e pra mim foi extasiante ver que o diretor Matt Reeves bebeu dessa fonte.

O longa foi um trabalho de criação digital fantástico, fundamentado numa performance fabulosa de Andy Serkis. Já o tinha elogiado nesse quesito "digital", desde O Senhor dos AnéisO Hobbit e nos dois filmes anteriores dessa trilogia. A complexidade do personagem Cesar, criado por Serkis, é fruto de uma composição de personagens, e agora mais do que nunca, no sistema de performance capture.

Possivelmente isso vai acontecer, e eu não vou ficar surpresa se algum ator for indicado a prêmios por alguma performance que foi transferida para um personagem digital. Gostaria MUITO que o Andy Serkis conseguisse algum reconhecimento nessa temporada de premiação.

Planeta dos Macacos: A Guerra trata com plenitude do fechamento de um ciclo, que foi construído em Planeta dos Macacos: A Origem e não tenho dúvidas que fãs dessa franquia vão gostar bastante dessa batalha que foi única, emocionante e grandiosa. 







As notícias fresquinhas do cinema, é aqui! Se inscreva no canal!! 😉

 Curta nossa Página - https://www.facebook.com/CinePipocaDoce
 Siga nosso Twitter- https://twitter.com/cinepipocadoce







Nenhum comentário